A obra Os doze trabalhos de Hércules, de Monteiro Lobato, segue há seis décadas encantando todas as gerações de crianças. A fascinante mitologia grega filtrada pelo olhar brasileiríssimo da Turma do Sítio do Picapau Amarelo resultou num clássico de nossa literatura infantojuvenil – que, agora, é revisitado a bordo da coleção Monteiro Lobato em Quadrinhos, da Globo Livros.
Na trama, Pedrinho, Emília e o Visconde de Sabugosa recorrem ao pó de pirlimpimpim para recuar mais de 2 mil anos no tempo, a fim de ajudar Hércules na primeira de sua dúzia de missões impossíveis. E assim, uma a uma, as tarefas do semideus vão sendo cumpridas com o apoio “intelectual” dos personagens do Sítio, uma vez que o herói grego tem força e valentia, mas carece de alguma esperteza.
A adaptação da história original para a dinâmica linguagem das HQs é assinada por Denise Ortega, que tem sucesso ao preservar o humor e a ironia do texto de Lobato. Além da HQ propriamente dita, o livro inclui vários anexos, com comentários sobre a iniciativa de Lobato de recontar o mito de Hércules na série original de doze livros, sobre a mitologia e sobre outros grandes heróis mitológicos e suas façanhas. Isso sem contar o pequeno glossário final, que esclarece o significado de palavras incomuns para o vocabulário dos pequenos leitores.