O Presidente Negro foi originalmente denominado O Choque das Raças ou O Presidente Negro , e posteriormente, O Presidente Negro ou O Choque das Raças: romance americano do ano 2228.
Este romance de Monteiro Lobato, escrito em três semanas no ano de 1926, antes da partida do autor para os Estados Unidos, constitui uma verdadeira curiosidade literária. Embora aparentemente uma "brincadeira de talento", encerra um quadro do que realmente seria o mundo de amanhã, se fosse Lobato o reformador — e em muitos pontos havemos de concordar que sob aparências brincalhonas brilha um pensamento de grande penetração psicológica e social.
A história de O Presidente Negro , único romance adulto de Monteiro Lobato, passa-se nos Estados Unidos e aborda temas como a segregação racial, aculturação, feminismo e ainda profetiza o surgimento de uma rede pela qual as pessoas se comunicariam e trabalhariam à distância, semelhante à internet. Através das lentes do “porviroscópio”, aparelho capaz de prever o futuro, Lobato leva os leitores para 2228, ano em que o personagem norte-americano Jim Roy, um negro, concorre à presidência.
Escrito em primeira pessoa, Ayrton revela a vida e as ambições de um homem do período conhecido como entre-guerras. Vive o personagem na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal e revela as ambições de um classe média típico. O livro inicia com reflexões de Ayrton, dividindo o homem urbano, entre os que possuem automóvel e os que não possuem. Já fica bem evidente o poder e status que esse veículo revolucionário proporcionaria – e os conflitos urbanos que igualmente adviriam da indústria automobilística. Vale lembrar que o Brasil, em 1926, era um país essencialmente agrário, vivendo ainda o pacto da política café com leite. Somente em 1930, Getúlio assumiria o poder, reformando o Brasil, tornando-o urbano. Os anos vinte do século passado assistiram à grande revolução do rádio – que seria incrementado no governo de Getúlio e atingira o apogeu no final dos anos 30, declinando a partir dos anos 50, com o surgimento da televisão.
Paralelamente o romance focaliza o amor de Ayrton por Jane, e a missão literária do moço: escrever um romance daquilo que lhe narrava.
Livros da Coleção Monteiro Lobato Adulto
1. Contos Completos
2. Urupês (1918)
3. Cidades mortas (1919)
4. Ideias de Jeca Tatu (1919)
5. Negrinha (1920)
6. O macaco que se fez homem (1923)
7. Mundo da lua (1923)
8. O Presidente Negro/O choque das Raças (1926)
9. A barca de Gleyre (1944)