Ninguém chamou mais a atenção de Dona Benta naquela festa do que um jovem de nariz feio. A sábia senhora, matriarca do Sítio do Picapau Amarelo, encontrava-se emocionada diante de ninguém menos do que o jovem Sócrates, em pessoa, o mesmo que viria a se tornar um dos maiores filósofos de todos os tempos. Enquanto a avó e sua neta Narizinho frequentavam os elegantes salões atenienses do século de Péricles; Emília, Pedrinho e o Visconde de Sabugosa se envolviam numa aventura com os semideuses e as criaturas mitológicas da Grécia Antiga.
Mas, afinal, o que o pessoal do Sítio estava fazendo tão longe do Vale do Paraíba e tantos milênios no passado? Óbvio! Eles foram até lá para salvar Tia Nastácia, que havia sido raptada por monstros no casamento da Branca de Neve enquanto se distraía com o cozimento de mil faisões... Será que eles vão conseguir trazê-la de volta?
O Minotauro, uma das mais lembradas aventuras da turma do Sítio, que ao estilo de Monteiro Lobato une diversão e educação, volta agora às livrarias, valorizada pelas ilustrações do premiado Odilon Moraes. Os adultos que conhecem a história desde a infância, poderão relembrá-la com um livro divertido, proporcionando aos seus filhos a mesma experiência mágica – um primeiro contato com uma literatura que estará sempre entre as mais sofisticadas e significativas, mesmo que voltada ao público infantil. Afinal, como prova Lobato, não é preciso vestir a máscara da sisudez para construir uma obra imortal. Esse é mais um livro da coleção de adaptações dos clássicos da literatura. A 1ª edição de o mito de Minotauro é de 1939.