O livro perfeito para compreender a extraordinária complexidade do que significa estar vivo.
Prémio Nobel da Medicina
Um livro fundamental, escrito por um dos maiores cientistas da atualidade.
«O livro perfeito para compreender a extraordinária complexidade do que significa estar vivo.» — Bill Bryson
A vida rodeia-nos — abundante, persificada e extraordinária — e não para de nos surpreender. Mas o que significa realmente estar vivo? O que temos em comum com bactérias, insetos e árvores?
Paul Nurse, Prémio Nobel de Medicina, dedicou grande parte da sua carreira a responder a estas perguntas, tendo como base a pisão celular.
«Paul Nurse explica, de forma clara e elegante, como os processos da vida se desenvolvem. Aprendi muito.» — Philip Pullman, autor bestseller
Este livro assume o desafio de definir a vida, partindo dos cinco grandes conceitos da biologia: a célula, o gene, os processos da seleção natural, o tratamento da informação pelos organismos vivos e as reações químicas dos seres multicelulares.
Indo às raízes da sua própria curiosidade e conhecimentos, e recorrendo às experiências pessoais, dentro e fora do laboratório, partilha com o leitor os desafios que enfrenta, os golpes de sorte que o surpreendem e os momentos verdadeiramente arrebatadores de descoberta. Porque, para sobrevivermos aos desafios da atualidade — alterações climáticas, pandemias, perda de biopersidade e segurança alimentar —, é essencial que entendamos o que é a vida.
«Este livro vai inspirar uma geração de biólogos.» — Siddhartha Mukherjee, autor bestseller de O Imperador de Todos os Males