«Este livro fornece a metodologia e ferramentas práticas para qualquer um que deseje acompanhar as crianças na prática da atenção plena e do pensamento filosófico.»
«Este livro conta a extraordinária aventura que vivi com centenas de crianças em todo o mundo francófono, de Paris a Montreal, passando por Molenbeek, Abidjan, Pézenas, Genebra, Mouans-Sartoux, Córsega e Guadalupe. Para quê esperar pelo final da aula para abordar temas existenciais: amor, respeito, felicidade, sentido da vida, emoções, etc.? Estes workshops filosóficos mostraram-me a capacidade surpreendente que as crianças de seis a dez anos têm para pensar. Além dos conceitos, aprendem as regras do debate de ideias e desenvolvem o discernimento e reflexão pessoal. Faço uma breve meditação ou prática da atenção plena antes, o que permite que todos estejam presentes no momento.» Frédéric Lenoir
O que dizem as crianças sobre a meditação:
- Maël (9 anos): É para se descansar e não pensar em nada. - Charlie (9 anos): É para esvaziar a mente. - Clara (9 anos): É uma coisa que acalma, procuramos a serenidade. - Ouali (7 anos): É quando fazemos uma coisa relaxante. - Maroua (8 anos): Serve para se ficar zen. - Péniel (9 anos): É concentrarmo-nos na mente, não nos deixarmos perturbar.
O que dizem as crianças sobre a Filosofia:
- Louis (8 anos): É gostar de reflectir. - Ninon (9 anos): É reflectir sobre como a vida podia ser melhor. - Gocha (8 anos): É para aprender a viver melhor. - Louise (9 anos): É uma coisa para conseguir pensar, para reflectir. - Adam (9 anos): É ter ideias para tornar o mundo melhor. - Inoa (10 anos): É pensar sobre o sentido da vida.