Mais carvão na caldeira, senhoras e senhores.
O steampunk invadiu o mundo. Literatura, roupas, gadgets, quadrinhos, filmes, festas, clubes de fãs, games e animações, não há nicho da cultura pop que escape da estética do vapor, que vem moldando toda uma geração de criadores e apreciadores. Inclusive no Brasil, cujo olhar sobre o gênero talvez seja um dos mais autênticos do mundo, deixando claro que a fuligem, o cavalheirismo e a aventura podem esconder sombras densas.
Após o sucesso de Vaporpunk – relatos steampunk publicados sob as ordens de Suas Majestades, a Editora Draco achou que ainda havia muita lenha para queimar e convocou uma nova formação de sua liga extraordinária de autores em Vaporpunk – Novos documentos de uma pitoresca época steampunk. Tremam, biltres vilões! Os organizadores Fábio Fernandes e Romeu Martins prepararam outra fornada de histórias fantásticas ao lado de Dana Guedes, Nikelen Witter, Luiz Bras, Sid Castro, Jacques Barcia e Cirilo S. Lemos.
Seja reimaginando o passado, voando por cidades estranhas ou manipulando dispositivos fantásticos, nove contos que exploram o gênero o farão entender porque o steampunk é tão amado, tão pitoresco e tão cheio de possibilidades.
Contos
O Alferes de Ferro – Fábio Fernandes
V.E.R.N.E. e o Farol de Dover – Dana Guedes
Tridente de Cristo – Romeu Martins
Uma missão para Miss Boite – Nikelen Witter
Mecanismos precários – Luiz Bras
Notícias de Marte – Sid Castro
Modelo B – Romeu Martins
O cerco de Dr. Vikare Blisset - tal qual foi relatado pelo detetive Carlos Werke – Jacques Barcia
Meus pais, os pterodáctilos – Cirilo S. Lemos