O psicólogo e autor sueco de best-sellers Anders Hansen mostra como o cérebro funciona e nos inspira a parar de perseguir constantemente a felicidade
Na sociedade acelerada, digital e conectada em que vivemos – bem diferente daquela para a qual a espécie humana foi preparada evolutivamente –, determinou-se que devemos estar sempre em uma busca desenfreada pela felicidade. Mas isso não está nos deixando mais felizes. Na verdade, embora a espécie humana nunca antes tenha experimentado tanta qualidade de vida, estamos em meio a uma crise de saúde mental.
Para entender por quê, o psiquiatra Anders Hansen fez um apanhado histórico sobre a origem e o propósito dos sentimentos, aprofundando-se no que sabemos sobre os transtornos mais comuns – ansiedade, síndrome do pânico, depressão – e dando dicas para lidar com eles de forma a melhorar nossa saúde física e mental.
Com mais de um milhão de exemplares vendidos no mundo, Felicidade não é a cura demonstra por que é impossível ser feliz o tempo todo. Mas também traz uma centelha de esperança: mostra que, ao entendermos nossos sentimentos e cuidarmos melhor de nossas mentes – e de nossos corpos –, é possível, sim, encontrar o equilíbrio.