Uma caixinha de madeira guarda o seu tempo de vida, representado por uma fita. Você a abriria?
Parece só mais um dia como qualquer outro. Você acorda, prepara uma xícara de café e sai de casa. Mas nesse dia, ao abrir a porta, há uma caixinha de madeira esperando por você. Essa caixa contém seu destino: uma fita com o número exato de anos que você vai viver.
De calçadas suburbanas a tendas no deserto, pessoas em todos os continentes recebem a mesma caixa. De repente, o mundo se encontra em um frenesi coletivo. De onde vieram essas caixas? O que elas significam? Há verdade no que prometem?
A sociedade se une e ao mesmo tempo se divide conforme todos precisam tomar a mesma decisão assustadora: abrir a caixa e descobrir quanto tempo possui? E, se sim, o que fazer com essa informação?
A medida aborda questões do mundo moderno por meio de personagens inesquecíveis, que veem suas decisões e seus destinos repentinamente entrelaçados. Melhores amigos cujos sonhos estão para sempre ligados, amigos por correspondência que encontram refúgio no desconhecido, um casal que, antes de tudo acontecer, acreditava não precisar de pressa, um médico que não pode salvar a si mesmo e um político dono da caixa que, por fim, muda tudo.
São oito pessoas comuns e uma escolha extraordinária.
"Original e maravilhosamente misterioso. Com a prosa habilidosa e a lógica inteligente de Erlick, abandonei toda a descrença e mergulhei nesse novo mundo perturbador, mas estimulante, criado por ela." — Jessica Anya Blau, autora de Mary Jane