No Padrão Fiat, o economista mundialmente aclamado Saifedean Amous aplica a sua capacidade analítica única ao sistema monetário governamental (fiat), explorando-o enquanto proeza tecnológica e de engenharia, como fez em relação ao bitcoin no bestseller mundial O Padrão Bitcoin.
Desta feita, Ammous debruça-se sobre a transição global do padrão ouro para o sistema governamental moderno de moeda fiat, sublinhando as suas metas e fracassos, extraindo as implicações económicas, políticas e sociais que resultaram da sua utilização, e analisando como o bitcoin o afetará com o tempo.
Munido do seu perspicaz discernimento, o autor analisa as divisas políticas globais por analogia com o bitcoin: de que forma são "minadas" sempre que entidades governamentais criam empréstimos; a inexistência de limitações sobre a inflação; e a intervenção governamental desenfreada, que tem resultado em distorções pesadas, devastadoras e persistentes sobre os mercados planetários da alimentação, dos combustíveis, da ciência e da educação.
Através destas comparações, ele demonstra que o bitcoin poderá constituir o próximo avanço da nossa espécie, uma vez que detém uma alta vendabilidade espacial, tal como no sistema fiat, mas sem a criação desenfreada de dívida. Em vez de um colapso hiperinflacionário desorganizado, o bitcoin representa um jubileu da dívida e a uma atualização ordenada sobre o sistema operativo monetário mundial, revolucionando o capital global e os mercados energéticos.