Se for para viver, deixe um legado. Deixe no mundo uma marca que não possa ser apagada. ― Maya Angelou
Nos breves ensaios aqui reunidos, temos o privilégio de desfrutar a sabedoria de Maya Angelou, adquirida ao longo de uma vida prolífica pautada por grandes desafios e conquistas ainda mais notáveis.
Com a habilidade de uma exímia contadora de histórias, que compartilha suas experiências com palavras simples e generosas, Angelou costura uma diversidade de assuntos ― alguns deles invisibilizados até os dias de hoje, como a solidão da mulher negra ― para tecer uma obra repleta de ensinamentos sobre como viver com autenticidade e sabedoria.
Entre meditações e narrativas de sua própria biografia, por vezes em um tom proverbial que evoca os saberes ancestrais, a escritora aborda com sensibilidade temas que atravessam boa parte de nós, como o racismo, a intolerância, o luto, o poder das palavras, a fé, a necessidade de saber quem se é e se autoafirmar no mundo.
Em Não trocaria minha jornada por nada, somos envolvidos em uma conversa íntima que nos motiva a nos reconectarmos com nossa essência, desenvolvermos um senso de coletividade e mantermos a mente e o coração abertos ao navegar pela vida.
Uma leitura para ser feita com olhar atento e uma lupa, pois em cada frase aparentemente despretensiosa podemos nos deparar com um insight capaz de nos transformar.