«Heat 2 é um romance brilhante e cativante, com personagens perfeitos e uma narração poderosa que é uma das evocações mais autênticas que li dos criminosos e dos polícias que os caçam.
O primeiro romance de Michael Mann (e Meg Gardiner) é um tour de force que funciona de forma independente, mas também homenageia o filme icónico de Mann e o aprofunda, colocando todos os seus personagens-chave numa nova história, que tem lugar antes e depois de Heat – Cidade Sob Pressão, cheia de detalhes surpreendentes e com uma grande voltagem emocional.»
DON WINSLOW
«SEMPRE tive a intenção de ampliar as histórias que apareciam no Heat – Cidade Sob Pressão. Os personagens já tinham vidas ricas e complexas antes de 1995, o ano em que o meu filme decorria. Heat 2 é uma nova história que abrange os primeiros anos de vida dos personagens do Heat – Cidade Sob Pressão e também é uma sequela que nos apresenta o seu futuro.
É o antes e o depois do filme, começando no dia que se segue ao fim do Heat – Cidade Sob Pressão com um Chris Shiherlis desesperado a tentar fugir de Los Angeles.
Quando escrevi e realizei Heat – Cidade Sob Pressão, era a minha prática habitual criar biografias completas de todos os personagens para saber de onde vêm, como se transformaram em quem são e o que queriam para o seu futuro.
Este contexto profundo não foi criado apenas para o filme, mas foi a base para os atores que interpretaram os seus papéis.
Heat 2 inclui um Neil McCauley mais jovem e perigoso e que ainda mantém algumas relações pessoais; ainda não é o Neil do filme, que "não tem nenhuma dependência, que pode deixar radicalmente toda a sua vida para trás em exatamente trinta segundos".
O romance também nos traz um Vincent Hanna atormentado pelo seu passado e que ainda não se transformou no caçador que dirá à sua ex-mulher, Justine, no filme: "Tudo o que sou é o que serei".
Heat – Cidade Sob Pressão era apenas uma parte destas vidas. Para mim, Heat 2 é uma oportunidade fascinante de mostrar os seus passados e projetar os seus futuros com todo o detalhe.»
MICHAEL MANN
Um dia depois do fim de Heat – Cidade Sob Pressão, Chris Shiherlis (Val Kilmer) encontra-se escondido em Koreatown; está ferido, meio inconsciente e a tentar desesperadamente fugir de Los Angeles. É perseguido pelo detetive do Departamento de Polícia de Los Angeles, Vincent Hanna (Al Pacino). Horas antes, Hanna matara o companheiro de Shiherlis, Neil McCauley (Robert De Niro), num tiroteio sob as luzes estroboscópicas ao pé de uma pista do aeroporto de Los Angeles. Agora, Hanna está decidido a capturar ou matar Shiherlis, o último sobrevivente dos homens de McCauley, antes que desapareça da cidade.
Em 1988, sete anos antes, McCauley, Shiherlis e o resto do gangue atacaram na Costa Oeste, na fronteira com o México e, por último, em Chicago; ganham dinheiro selvaticamente e vivem no limite. O detetive de homicídios de Chicago, Vincent Hanna, um homem que não se reconciliou com o seu passado, cumpre com a sua vocação: a perseguição de um gangue ultraviolento de assaltantes de casas. Enquanto isso, as consequências dos golpes de McCauley e da perseguição de Hanna terão repercussões inesperadas numa trama paralela ao longo dos anos posteriores a Heat – Cidade Sob Pressão. Heat 2 situa os seus personagens, homens e mulheres reais, vívidamente descritos, em mundos completamente novos: desde as entranhas de organizações criminosas rivais na América do Sul até aos cartéis transnacionais no Sudeste Asiático. O romance mostra-nos as vidas de todos eles que, no universo de Heat, enfrentarão novos adversários em circunstâncias letais para além de todos os limites.