"Colaboração horizontal" é um termo usado para descrever os relacionamentos românticos e sexuais que algumas mulheres francesas tiveram com membros das forças da Ocupação alemã, durante a Segunda Guerra Mundial. Nesta graphic novel incisiva e centrada na mulher, criada pela dupla Carole Maurel e Mademoiselle Navie, o tabu de "dormir com o inimigo" é explorado por meio da história de um caso tórrido e proibido.
Em junho de 1942, Rose – cujo marido é prisioneiro de guerra – intervém para evitar a captura de sua vizinha judia e inicia acidentalmente uma relação secreta com o oficial investigador alemão, Mark. Apenas um passo separa o heroísmo da traição, e muitas vezes esse é um passo perigoso.
Dentro de um conjunto residencial no 11º arrondissement de Paris, pouco escapa à percepção do marido cego da síndica. Através de seus olhos sem visão, mas cientes de tudo, descobrimos sobre a relação oculta de Rose e Mark, e também sobre as histórias e os problemas entrelaçados dos outros inquilinos, em sua maioria mulheres e crianças, que enfrentam questões complexas, como violência doméstica, incesto e prostituição. Este fascinante romance gráfico aborda o tema ainda sensível de como e quem é aceitável amar, com ilustrações íntimas e etéreas que trazem à vida, de forma vívida, o drama dessa bela história.
________________________________________________________________
"A história de um amor impossível, que evoca os grandes clássicos da literatura – Tristão e Isolda, Paulo e Virgínia – e nos lembra como pode ser difícil e perigoso nos apaixonarmos, especialmente em tempos de guerra. Uma verdadeira joia."
ActuaLitté
"A raiva do povo francês foi descarregada nas mulheres pela forma como estas navegaram e sobreviveram à Ocupação – muitas delas foram publicamente insultadas, agredidas e brutalizadas ao final da guerra. A história em Colaboração horizontal é fictícia, mas representa a essência de tais realidades.