Para melhor compreensão das diversas tendências no mundo contemporâneo, este livro é uma análise dos termos publicidade e propaganda, podem ser usadas como sinônimas.
Segundo autores pesquisados, o jovem é o público-alvo, pois sua personalidade ainda está em formação, por isso, é mais suscetível às publicidades com ênfase na divulgação de produtos, principalmente àqueles apropriados para sua idade. Estudiosos analisam que o objetivo da publicidade é vender, para isto, valem-se de recursos necessários para atingir o consumidor, utilizando recursos especiais – sonorização, imagens, cores –, escolhem pessoas atraentes para que façam a divulgação do produto, empregando uma linguagem de sedução, indo ao encontro de seus anseios. O consumidor, por sua vez, é motivado por seus interesses e pela subjetividade. Sempre que adquire um produto, tem seu impulso saciado, mas logo quer outro, pois o homem é um ser de desejos.
Conforme informações contidas no Manual do MEC, são abordados aspectos relevantes mostrando a importância que se deve dar à publicidade que gera o consumismo. Salienta o papel do ensino escolar para que possa orientar o educando através de atividades e discussões em sala de aula, pois a atualidade é marcada pelo consumo exagerado de bens.
Este livro também aborda a transdisciplinaridade, pelo fato de trabalhar a publicidade em vários conteúdos, utilizando conceitos referentes a outras áreas de conhecimento, indo além daquelas que estão no currículo escolar.