São mulheres guerreiras, inovadoras, poderosas, espíritos livres e rebeldes, rainhas cujos feitos e sacrifícios foram deixados na sombra pela História, deixando mesmo que os seus nomes e as suas vidas se percam com o passar do tempo... Se a rainha Isabel I e Catarina, a Grande da Rússia, são conhecidas e celebradas, muitas outras têm sido ignoradas, pouco estudadas ou até mesmo difamadas por historiadores, ou então vistas somente como figuras de segundo plano.
Até agora. Este livro narra a história de rainhas esquecidas de todo o mundo, da Europa à África, das Américas ao Médio Oriente, aquelas que governaram por seu próprio direito, mas também as que foram esposas ou mães de reis reinantes.
Todos conhecemos os grandes imperadores romanos, mas o que dizer da rainha Zenóbia, uma rainha rebelde do Oriente, que enfrentou o Império Romano?
William, o Conquistador, o invasor normando da Inglaterra em 1066, é uma figura icónica na história, mas será que já ouviu falar da sua poderosa aliada e esposa Matilda de Flanders? Henrietta Maria, rainha consorte do rei inglês Charles I, é lembrada apenas como impopular, mas acredite-se ou não foi ela a responsável pela queda da monarquia, entre 1649 e 1660. Na história de Inglaterra, o rei Henrique VIII é um dos nomes lendários e Catarina de Aragão, simplesmente, a sua primeira esposa, mas o que terá motivado o rei a tão desesperadamente querer divorciar-se dela? Estas são 40 rainhas inesquecíveis que merecem um lugar na História