Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela by Leda Maria Martins

Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela

By

  • Genre Art & Architecture
  • Publisher Editora Cobogó
  • Released
  • Size 2.29 MB
  • Length 254 Pages

Description

Em Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela, da coleção Encruzilhada, da Editora Cobogó, a ensaísta, poeta, dramaturga e professora traz ensaios nos quais Leda Maria Martins explora as inter-relações entre corpo, tempo, performance, memória e produção de saberes, principalmente os que se instituem por via das corporeidades. Em novas dicções, a autora consolida o conceito de tempo espiralar, que surge pela observação de práticas comunitárias e no fundamento cognitivo de vários grupos étnicos africanos – que nas Américas recriaram seus laços de pertencimento telúrico. Isso acontece, sobretudo, nas culturas fincadas na oralidade e na cosmovisão ancestral cujas práticas performativas celebram o corpo como lócus da memória. Essa percepção cósmica e filosófica entrelaça, no mesmo circuito de significância, a ancestralidade e a morte. O passado habita o presente e o futuro, o que faz com que os eventos, desprovidos de uma cronologia linear, estejam em processo de perene transformação e, concomitantemente, correlacionados.

No livro, a autora propõe que a experiência e a compreensão filosófica do tempo podem ser expressas por uma inscrição não necessariamente discursiva e mesmo não narrativa, mas não por isso menos significativa e eficaz: a linguagem constituída pelo corpo em performance, das liturgias do Reinado ao teatro e às artes cênicas.

Dialogando com outros pensadores como Alfredo Bosi e João Guimarães Rosa, Leda Maria Martins desconstrói a dicotomia entre oralidade e escrita enfatizada pelo Ocidente, que prioriza a linguagem discursiva como modo exclusivo de postulação de conhecimento. Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela apresenta uma temporalidade que se curva para frente e para trás, ao redor e para cima, em movimentos espirais que retêm o passado como presente (ou presentifica o passado) para moldar o futuro. Assim, a autora descoloniza o pensamento Ocidental e requalifica a África como continente pensante.

Preview

More Leda Maria Martins Books

  • A Cena em Sombras

    A Cena em Sombras

    Leda Maria Martins

    Theater

  • Janelas Abertas: Conversas sobre arte, política e vida

    Janelas Abertas: Conversas sobre arte, política e vida

    Leda Maria Martins, Marcio Abreu, Cabelo, Gabriela Gusmão, Andre Lepecki, José Fernando Peixoto de Azevedo, Carla Guagliardi, Keyna Eleison, Tania Rivera, Vladimir Safatle, Danielle Almeida, Max Jorge Hinderer Cruz, Francisco Mallmann, Miro Spinelli, Luiz Rufino, Thiago Florêncio, Grace Passô, Ricardo Aleixo, Carmen Luz, Silvia Soter, Arto Lindsay, Barbara Browning, Amilcar Packer, Negro Leo, Jaciara Augusto Martim, Valéria Macedo, Enrique Diaz, Mariana Lima, Luiz Camillo Osorio, Patrick Pessoa & Núcleo Experimental de Performance da UFRJ (NEP)

    Art & Architecture

  • Afrografias da Memória

    Afrografias da Memória

    Leda Maria Martins

    Anthropology

  • Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela

    Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela

    Leda Maria Martins

    Art & Architecture