PUBLICADO ORIGINALMENTE COMO A VIDA EM TONS DE CINZA
"Poucos livros são lindamente escritos. Pouquíssimos são realmente relevantes. Este romance é as duas coisas." – The Washington Post
"Um livro escrito com beleza e sentimento que merece o maior número possível de leitores." – Booklist
"Cinzas na neve reúne suspense, drama e romance numa ficção histórica muito bem pesquisada." – The Wall Street Journal
"Arrebatador. Uma releitura de uma tragédia muito real narrada com graça e coração." – The Los Angeles Times
"Um forte soco no estômago." – The New York Times Book Review
Lina Vilkas é uma lituana de 15 anos cheia de sonhos. Dotada de um incrível talento artístico, ela se prepara para estudar artes na capital. No entanto, a noite de 14 de junho de 1941 muda seus planos para sempre.
Por toda a região do Báltico, a polícia secreta soviética está invadindo casas e deportando pessoas. Junto com a mãe e o irmão de 10 anos, Lina é jogada num trem, em condições desumanas, e levada para um gulag, na Sibéria.
Lá, os deportados sofrem maus-tratos e trabalham arduamente para garantir uma ração ínfima de pão. Nada mais lhes resta, exceto o apoio mútuo e a esperança. E é isso que faz com que Lina insista em sua arte, usando seus desenhos para enviar mensagens codificadas ao pai, preso pelos soviéticos.
Cinzas na neve conta a história de um povo que perdeu tudo, menos a dignidade, a esperança e o amor. Para construir os personagens de seu romance, Ruta Sepetys foi à Lituânia a fim de ouvir o relato de sobreviventes dos gulags durante o reinado de horror de Stalin.