Neste texto essencial para os tempos atuais, David Quammen demonstra como a ação humana é indissociável da história das pandemias — das causas ao controle. Parte do livro Contágio, publicado originalmente em 2012.
Em Tudo depende, David Quammen demonstra como a disseminação de doenças está intimamente relacionada ao fato de que a população humana cresceu exponencialmente ao longo dos séculos. Ao consultar diversos especialistas, a conclusão é de que a próxima grande epidemia provavelmente seria causada por um vírus de RNA — como um coronavírus — e constituiria uma séria ameaça para os seres humanos. Nesse caso, o sucesso do controle dependeria de nosso comportamento — individual e coletivo.
Este capítulo integra Contágio, livro assustadoramente antecipatório que investiga as infecções que, por meio do processo conhecido como "spillover", começam no reino animal e migram para os humanos, causando as grandes pandemias da história.
"Contágio é uma obra-prima fascinante do jornalismo científico, ao estilo de uma história de detetive." — Walter Isaacson, autor de Steve Jobs
"Pertinente e assustador." — New York Times