Este Encontro Catalisador Transdisciplinar agora apresentado em e-book nasceu em um jantar, mas, apesar desta ideia ter vindo ao nosso encontro ali, sua presença parecia já estar lá, como a manifestação de algo subjacente, oculto. Aquela sensação intrigou. Seria a colheita de algo que fora plantado em terra sutil?
Em seguida, um encadeamento de coincidências e soluções se deu praticamente sozinho: O projeto cultural Fronteiras do Pensamento, que traz ao Brasil conferencistas internacionais para abordar a temática da contemporaneidade, abraçou o projeto de imediato; encontramos alinhamento de princípios com o Centro Ruth Cardoso; a fortuita afinação entre Paul Gibbs e Unicamp viabilizou sua vinda ao Brasil, por ocasião do VII Colóquio Internacional de Filosofia Oriental: Tradição e Modernidade na China Hoje. Percebia-se claramente um campo propício para este desabrochar. Mãos sábias e atentas, tangíveis e intangíveis, conduziam essas escolhas, caminhos, pontes e companhias, com precisão.
Assim amadureceu este Encontro Catalisador, rendendo dois dias de descobertas e compreensões, e se lançou para o futuro, para o aberto, para um porvir transdisciplinar.