A atual influência da Desconstrução e do Pragmatismo, duas grandes tradições intelectuais, seria impensável sem os trabalhos de Jacques Derrrida e Richard Rorty, dois dos mais famosos filósofos contemporâneos. Este livro inovador uniu os dois pensadores em uma confrontação crítica entre essas duas tradições.
A Desconstrução derridiana e o Pragmatismo rortyano são acusados por seus inimigos de minar suas ideias de verdade e razão, mas eles conduzem essas ideias para o caos político e intelectual? Ambos estão comprometidos com o projeto democrático, porém rejeitam a necessária ligação entre universalismo, racionalismo e democracia moderna, procurando esclarecer o que está em jogo política e intelectualmente. O fogo cruzado é enriquecido pelas contribuições de dois outros distintos teóricos, Simon Critchley e Ernesto Laclau, que fornecem um contexto crítico para seus debates e apresentam a importância da convergência e das diferenças entre Rorty e Derrida.
Qualquer um que queira entender os pontos de vista filosóficos e políticos de Rorty e Derrida deve ler esta obra. (Esta obra é o 16° volume da Coleção Sapere Aude).