A questão do bullying recebe cada vez mais espaço na sociedade brasileira e a Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva é uma das pioneiras em abordar o tema de forma simples e objetiva com pais e educadores. Bullying – mentes perigosas nas escolas está de volta às livrarias com uma edição revista e ampliada que ajudará os adultos a compreender melhor as diversas facetas da intimidação, suas consequências e o momento de procurar ajuda profissional.
O impacto do bullying sobre as crianças e adolescentes tem chamado a atenção de professores, psicólogos e também do poder público. Recentemente foi sancionada a Lei Nº 13.185, conhecida como Lei Anti bullying, que determina a criação do Programa de Combate à Intimidação Sistemática em todo o território nacional. A lei, que entra em vigor em fevereiro de 2016, determina que as escolas devem promover atividades para prevenir a prática do bullying e preparar os docentes para lidar com agressores e vítimas no dia a dia.
Em Bullying – mentes perigosas nas escolas a Dra. Ana Beatriz traz diversos exemplos que ajudam a identificar se crianças e adolescentes são alvo de bullying. A nova edição inclui informações recentes sobre cyberbullying, que tem se tornado mais comum com o crescimento das redes sociais, o uso de smartphones e a popularização de práticas como sexting e o envio denudes. A internet pode criar a sensação de impunidade devido a impressão de que é possível ser anônimo na rede. No entanto, as iniciativas de cyberbullying podem ser rastreadas e já existem leis para punir aqueles que usam a internet como forma de intimidar, constranger e humilhar outras pessoas.
A autora destaca a importância da atenção dos pais ao comportamento dos filhos, pois a exposição dos jovens à intimidação constante provoca consequências. As vítimas de bullying tendem a se mostrar inseguras e tristes e, com o tempo, podem manifestar quadros mais graves como ansiedade, depressão ou crises de pânico. A atitude agressiva, falta de respeito pelos pais e professores também podem ser um indicativo de que o adolescente está passando dos limites e intimidando seus colegas. O diálogo entre os pais e a escola é fundamental para evitar que o bullying chegue a consequências extremas.