Um belíssimo romance histórico sobre coragem e resiliência que tem como pano de fundo o aterrador cenário da ocupação nazi da Polónia durante a Segunda Guerra Mundial.
Bestseller do New York Times
Autora com mais de um milhão de livros vendidos.
Intercalando a história da ocupação nazi da Polónia com o ritmo frenético da vida moderna, esta narrativa emotiva e delicadamente trabalhada liga as histórias de duas mulheres numa tapeçaria de perseverança, lealdade, amor e honra.
Polónia, década de 1940: Alina Dziak sempre soube que haveria de se casar com o seu melhor amigo Tomasz. Aos 15 anos, sonha com o regresso do noivo da faculdade de Varsóvia, enquanto tenta levar uma vida normal perante o avanço da ocupação nazi, que, na sua aldeia, ainda lhe parece muito distante. Porém, a guerra instala-se aos poucos, e Alina vê o seu mundo dividido pelo medo e pelo ódio. Sem notícias de Tomasz e confrontada com a injustiça e a violência que invadem o quotidiano da sua família, Alina desperta para uma realidade mais dura do que alguma vez teria imaginado.
Presente: Alice vê-se a braços com uma relação conturbada com o marido e o filho, ao mesmo tempo que tem de prestar assistência à avó, Hanna, que perdeu a fala devido a um AVC. Com a ajuda do bisneto, Hanna consegue comunicar com a neta, pedindo-lhe que visite a sua terra natal com urgência. Intrigada com o pedido da avó, Alice decide embarcar numa viagem para um lugar completamente desconhecido, onde irá desenterrar memórias que irão mudar toda a sua vida.
Elogios da crítica:
«Um inesquecível e poético relato sobre o passado que nunca deixa de nos acompanhar, a verdade que nos liberta e a longa jornada até casa.» — Pam Jenoff, autora de A Carruagem dos Órfãos